A Americanas permite que clientes usem o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar ovos de Páscoa.
O que aconteceu
A Americanas argumenta que a prática é adotada por “vários setores” da economia. A informação, que atingiu o público a partir de uma foto compartilhada nas redes sociais, causou polêmica e motivou piadas. A empresa citou a criação do saque-aniversário, que permitiu aos clientes usar o FGTS para “compras em várias categorias de sua rede de lojas”. A Americanas também reforçou que a utilização é apenas “mais uma opção de pagamento para o consumidor”.
Cartaz em loja sugere usar o FGTS para comprar ovos de Páscoa. A foto publicada na terça-feira (12) por um perfil no X (antigo Twitter) mostra um papel colado em um dos ovos expostos no interior de uma loja da Americanas. No cartaz, lê-se: “Compre com seu FGTS. Consulte com um dos nossos promotores”.
Imagem viralizou, e clientes ironizaram: ‘Antigamente financiava casa’. Em menos de 24 horas, o post original já tinha mais de 1,6 milhão de visualizações e milhares de interações. “Antes se dava entrada no apartamento com o FGTS, agora se compra ovo de Páscoa. Que p… de país é esse?”, escreveu um usuário do X (veja mais reações abaixo).
Reações e piadas
“Geração dos meus pais comprava casa com FGTS, a minha compra ovo de Páscoa. O neoliberalismo está destruindo o que resta dessa nação”, diz a publicação original da foto.
“Ovo de Páscoa está tão caro que tem loja permitindo empréstimo via FGTS pra pagar chocolate. Olha o potencial de desgraça para as contas do consumidor isso aí”, alertou outro perfil.