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Data: 12/03/2024

Editoria: Sem categoria
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Dia do Consumidor: 64% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, aponta PicPay

Na próxima sexta-feira (15), será celebrado o Dia do Consumidor, uma das datas mais importantes do varejo brasileiro. O PicPay fez uma pesquisa para mapear a intenção de compra dos brasileiros no dia, revelando que cerca de 64% pretendem fazer compras este ano, e 79,5% já fizeram pesquisas para comparar o preço dos produtos antes do dia. Para o levantamento, foram coletadas mais de mil respostas na semana que antecede a data.

Preferências dos consumidores

Itens mais buscados

  • 48% – roupas, calçados e acessórios;
  • 39,8% – eletrodomésticos;
  • 37,3% – alimentos e bebidas;
  • 35,7% – eletrônicos;
  • 26,4% – itens de farmácia, beleza e perfume.

Formas de pagamento e condições

Os resultados também apontaram as formas de pagamento preferidas: o cartão de crédito é o favorito da maioria (71,4%), enquanto 22,9% escolheram o Pix, que ficou em segundo lugar.

Sobre a preferência na hora da compra, mais de 40% disseram que buscam pela qualidade, à medida que 29,2% valoriza o preço baixo. Outros fatores como a confiabilidade da loja, site ou app (22%), cashback ou cupom de desconto (7,9%) também entraram na lista.

Valores

Se comparado com o ano passado, em 2024 a maioria (33,8%) pretende gastar mais, na contramão dos 29,8% quer gastar menos. Também em 2023, uma parte dos entrevistados (36,4%) não aproveitou o dia para fazer compras. Sobre os valores, 38,3% planeja gastar entre R$ 1 a R$ 2 mil; 25,5% até R$ 500 e 22,4% quer investir de R$ 2 mil a R$ 5 mil nas compras.

É MAIS DO QUE UMA DATA NO CALENDÁRIO DO VAREJO. É UM MARCO QUE EVIDENCIA O PODER DOS CONSUMIDORES EM MOLDAR AS TENDÊNCIAS E EXIGÊNCIAS DO MERCADO. POR OUTRO LADO, OS VAREJISTAS QUE CONSEGUEM APROVEITAR GANHAM EM CREDIBILIDADE E RITMO DE VENDAS O ANO TODO.

RITA CUNHA, EXECUTIVA DO PICPAY SHOP

Sobre as datas comemorativas que envolvem o planejamento financeiro, o Dia do Consumidor já ocupa o quarto lugar (31,1%) na simpatia dos clientes.Ultrapassando o Dia das Crianças (21,9%), apenas atrás de datas consagradas do varejo, como: Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia das Mães e dos Pais (33,7%).