A famosa farmácia Drogasil faz fusão colossal com outra grande empresa e está aniquilando as concorrentes, principalmente, sua maior rival Drogaria SP, com R$24 bilhões na mesa e 2,4 mil lojas.
Portanto, para quem não sabe, a RaiaDrogasil (RD) completou dez anos desde a fusão entre as duas maiores redes de farmácias do País ontem (11) e se consolidou como um nome praticamente imbatível no varejo farmacêutico, presente em todos os Estados do País.
Em 2011, quando a fusão entre a Drogasil e a Droga Raia era discutida, as empresas ultrapassaram a gigante formada pela união da Drogaria São Paulo com a Drogão, ocorrida em 2010. Com a fusão das operações, elas criariam então uma gigante com cerca de R$ 4,7 bilhões de faturamento anual. Atualmente, no acumulado de 12 meses, a empresa registra um faturamento de R$ 24,6 bilhões, e seu número de farmácias saltou de 776 para 2.414.
“A fusão entre a Raia e a Drogasil foi uma das poucas e a mais bem-sucedidas entre grandes varejistas do Brasil até hoje, e continua sendo bem-sucedida”, afirma o sócio da consultoria especializada em varejo Mixxer, Eugênio Foganholo.
“Havia grande complementaridade entre as empresas, embora houvesse posicionamento e estilos de gestão diferentes. E havia a oportunidade de um início de consolidação no mercado brasileiro de farmácias.”Segundo Marcilio Pousada, CEO da RD desde julho de 2013, a estratégia traçada pela companhia sempre foi o foco no longo prazo e na entrega de qualidade da operação, não apenas em quantidade. “Se você olhar o mercado físico de farmácias, fizemos o que dava para ser feito. Os outros tentaram também, mas conseguimos fazer isso com o foco no longo prazo. Nunca vimos o meio como fim, por exemplo, querer estar presente no Brasil inteiro: as coisas foram acontecendo”, afirma ao Broadcast.