O GPA concluiu a venda de 71 estabelecimentos da marca Extra Hiper para o Assaí em outubro, marcando sua saída do modelo de hipermercado no Brasil.
A transação, avaliada em cerca de R$ 5,2 bilhões, implica um pagamento de R$ 4 bilhões pelo Assaí, parcelado entre dezembro deste ano e janeiro de 2024. Os R$ 1,2 bilhão restantes serão pagos ao GPA por meio de um fundo imobiliário garantido pelo Assaí.
As lojas passarão por conversão para o formato de atacado (atacarejo) e serão operadas pelo Assaí.
“A bandeira Extra Hiper será descontinuada e as lojas não abarcadas pela transação serão convertidas em formatos com maior potencial de rentabilidade”, afirmou o Pão de açúcar.
A transação envolvendo os 71 pontos comerciais representa cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no Brasil. Das 32 lojas não incluídas na venda ao Assaí, 28 serão convertidas para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra, enquanto 4 serão encerradas.
O CEO do GPA, Jorge Faiçal, destacou que a saída do segmento de hipermercados busca concentrar esforços e acelerar a expansão em áreas mais rentáveis, enfocando os segmentos premium e de proximidade, através das bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra.
Ao longo da última década, o Assaí expandiu sua presença com a abertura de 150 lojas, incluindo 25 conversões de unidades do Extra Hiper.
Cabe destacar que a compra colossal do Assaí encima do Pão de Açúcar é um dos maiores investimentos da história da rede e serviu para deixa-la mais competitiva para aniquilar o Atacadão.