A Inditex, dona da Zara, relatou uma desaceleração no crescimento das vendas, destacando preocupações sobre o enfraquecimento dos gastos do consumidor no setor de moda.
O grupo espanhol informou nesta quarta-feira (13) que as vendas aumentaram 6,6%, atingindo 8,8 bilhões de euros nos três meses até o fim de outubro, um pouco menos do que os analistas esperavam e uma queda em relação ao crescimento de mais de 10% nos últimos dois anos.
Além do sentimento abalado do consumidor, analistas expressaram preocupação com a possibilidade de as vendas da Inditex estarem sendo prejudicadas pelo clima quente na região do sul da Europa, o que significa que as pessoas estariam menos propensas a fazer compras de inverno.
A Inditex opera em mais de 90 países, mas seu maior mercado é a Espanha (onde a empresa começou como um atelier familiar na década de 1960), chegando a 1.200 lojas no ano passado e contribuindo com 14% das vendas.
Vendas crescem 14% entre 1º de novembro e 11 de dezembro
No entanto, a empresa mostrou otimismo em relação às tendências mais recentes. Em uma atualização comercial, afirmou que as vendas em lojas físicas e on-line entre 1º de novembro e 11 de dezembro de 2023, período que inclui a Black Friday, aumentaram 14% em relação ao mesmo período de 2022.
Os ganhos permaneceram fortes, com o lucro trimestral, antes dos impostos, subindo 17%, para pouco menos de 2 bilhões de euros, embora tenha ficado ligeiramente abaixo das expectativas do mercado.
O grupo, que também é proprietário das marcas Massimo Dutti e Pull & Bear, descreveu as vendas nos primeiros nove meses do ano fiscal como “muito satisfatórias” e disse esperar que sua margem de lucro aumente 75 pontos-base em 2023.
Oportunidades nos EUA
Óscar García Maceiras, CEO da Inditex, afirmou ver “oportunidades significativas para o crescimento seletivo” nos Estados Unidos, que se tornaram seu segundo maior mercado em vendas com a saída da empresa da Rússia, após a invasão da Ucrânia. A Inditex expandiu sua loja em Dadeland, Miami, e abriu novas lojas em Louisiana e Texas este ano, mesmo com os gastos do consumidor na região estagnados, após um período prolongado de aumento das taxas de juros e alta inflação.
As ações da Inditex estavam cotadas a 38,57 euros nas negociações da manhã de quarta-feira, tendo subido pouco mais de 50% desde o início do ano.
A expectativa é que a empresa “continue crescendo com retornos robustos, distribuindo um dividendo atraente”, disse Patricia Cifuentes, analista da Bestinver. “No entanto, as ações podem dar uma pausa após o recente desempenho excepcional”.
O relatório vem um dia depois de a Zara receber críticas por uma campanha publicitária com modelos ao lado de manequins envoltos em branco, que alguns espectadores consideraram insensível por se parecer com imagens de corpos mortos em Gaza. A campanha, que a Zara retirou, gerou pedidos de boicote e protestos do lado de fora de algumas lojas da cadeia.