As vendas do varejo na cidade de São Paulo cresceram 1,9% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do balanço de vendas divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No acumulado do ano, a expansão é de 0,5%.
A entidade também faz uma comparação com novembro de 2019, que mostra um crescimento de 4,9%, o que indica a recuperação das perdas do setor varejista causadas pelo isolamento social decorrente do período pandêmico provocado pela covid-19.
Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, o resultado reflete os efeitos positivos do avanço do emprego e do aumento da renda, induzido também pelos auxílios governamentais, pela redução dos juros e pelo aumento na confiança do consumidor.
“A Black Friday, que impulsionou as vendas, e as intervenções do governo, tais como o aumento do Bolsa Família, reajustes no salário mínimo, aumento salarial para os servidores e até mesmo a antecipação do décimo terceiro salário, são elementos adicionais que contribuíram para estimular ainda mais a atividade econômica no período analisado”, afirma Gamboa.