Veículo: Valor Econômico - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 01/12/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Manhã no mercado: Campos Neto e Powell devem movimentar ativos locais e internacionais

As falas de dirigentes dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos devem movimentar os mercados nesta sexta-feira. Por aqui, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, faz palestra após o diretor de política monetária, Gabriel Galípolo, dar sinais considerados “dovish” (inclinados ao afrouxamento) ontem e pressionar para baixo a ponta curta da curva de juros futuros. Alguns contratos futuros terminaram abaixo dos 10% na quinta-feira pela primeira vez desde agosto. O Ibovespa também foi beneficiado e terminou o dia em alta. Se Campos Neto mantiver o tom de Galípolo, os ativos locais podem manter a tendência positiva; porém, caso ele tente ajustar as expectativas, é possível uma correção nos mercados.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, também discursa hoje, enquanto o mercado tenta traçar projeções sobre quando deve começar o ciclo de corte de juros nos Estados Unidos. Conforme dados do CME Group com base nos futuros dos Fed Funds, as apostas de agentes econômicos já preveem corte da taxa básica em março do ano que vem, antecipando as projeções recentes. Pela manhã, o rendimento dos Treasuries trabalhava em queda, após uma forte alta no dia anterior.

Os destaques em termos de indicadores são os índices de gerentes de preços (PMIs) divulgados ao redor do mundo. Na zona do euro, no Reino Unido e na Alemanha os PMIs industriais superaram o consenso do mercado. Na China, o PMI industrial S&P/Caixin subiu a 50,7 em novembro, entrando em território de expansão e contrastando com o indicador divulgado pelo governo do país, que ainda indicou contração. O dado pode ajudar a bolsa brasileira, cujos setores de mineração e siderurgia são sensíveis aos indicadores chineses. O Ibovespa terminou novembro com o maior avanço mensal em três anos. Hoje, o minério de ferro fechou com alta firme na bolsa de Dalian, e os recibos de ação (ADRs) da Vale operavam com ganhos no pré-mercado de Nova York, numa manhã de liquidez ainda reduzida.