Analistas, em média, esperavam prejuízo líquido de 154,1 milhões de reais, com base em dados da LSEG.
O Magazine Luiza afirmou, em relatório de resultados, que reconheceu no trimestre crédito tributários, referentes a períodos anteriores a 2022, de 688,7 milhões de reais, incluindo principal e atualização monetária.
A decisão pelo reconhecimento, afirmou o Magazine Luiza, veio após recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) relacionada a não incidência de PIS/Cofins sobre bonificações recebidas de fornecedores.
Na versão ajustada, que desconsidera eventos não recorrentes como os créditos tributários, a empresa teve prejuízo líquido de 143,4 milhões de reais, uma perda 15,7% menor do que a vista um ano antes.
Em paralelo, o Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira que identificou incorreções em lançamentos contábeis de bonificações a fornecedores, levando à reapresentação de suas demonstrações financeiras.
A medida reflete uma redução acumulada no patrimônio líquido de 829,5 milhões de reais sobre o valor do fim de junho deste ano, líquido de impostos e sem impacto no fluxo de caixa, segundo a empresa.
RECEITA RECUA, MARGEM SOBE
A receita líquida do Magazine Luiza foi de 8,6 bilhões de reais no trimestre, queda de 2,6% no comparativo anual.
As vendas em lojas físicas aumentaram 2,3%, enquanto as vendas diretas via comércio eletrônico caíram 4,3%, e o marketplace viu crescimento de 24,8%.
O Magazine Luiza elevou a margem bruta no trimestre para 30,4%, de 27,5% um ano antes. “Parte da explicação para esse desempenho está, mais uma vez, no forte crescimento da receita de serviços e na conclusão do repasse do DIFAL”, disse a companhia.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em 487,5 milhões de reais, redução de 0,7% frente a um ano antes.
As despesas com vendas subiram 11,4%, para 1,7 bilhão de reais.