Veículo: Valor Econômico - Online
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Data: 08/11/2023

Editoria: Sem categoria
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Amazon amplia logística e prevê fim de ano mais forte

Um ano após uma Black Friday dispersa pela Copa do Mundo de futebol, a Amazon Brasil investe em logística, inteligência artificial e ainda conta com o cadastro aprovado esta semana no Remessa Conforme para prever vendas mais fortes neste fim de ano, em relação a 2022.

“O ano passado tivemos o jogo do Brasil na quinta-feira (24), enfraquecendo os dias de pico da Black Friday, que aqui começam na tarde de quinta-feira, então esperamos que este período seja muito mais forte este ano”, diz Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, em entrevista ao Valor.

A empresa iniciou, nesta segunda-feira (6), sua prévia de promoções para a Black Friday. A data coincidiu com a aprovação da empresa no programa Remessa Conforme, anunciado pelo governo federal no fim de julho para reduzir brechas na lei e normatizar a entrada de remessas do exterior no Brasil.

A expectativa, segundo Mazini, é acelerar a velocidade de entrega e elevar as vendas internacionais no país. “É muito melhor o vendedor parceiro estar com o selinho e passar na alfândega com uma velocidade maior e um imposto menor”, diz o executivo. “Ser barrado em Curitiba [onde está a principal alfândega do país] não é algo que a gente quer que aconteça nos pedidos porque ‘ofende’ muito o tempo de entrega”, completou.

O presidente da Amazon conta que o interesse do consumidor por compras internacionais no marketplace da Amazon no Brasil aumentou desde o lançamento do programa, que isenta impostos de importação sobre encomendas de até US$ 50 entre os varejistas cadastrados, mantendo somente o ICMS (imposto estadual), de 17%. “Nas buscas dentro do marketplace, termos como ‘celular importado’, ‘memória importada’ e ‘vestido importado’ começaram a aparecer muito mais”, cita Mazini.

A estrutura de logística da empresa no país também foi reforçada com a ampliação de 14 para 60 estações de entrega, desde o fim do ano passado. Estes espaços de armazenamento de cerca de mil metros quadrados, fazem a ponte entre os dez centros de distribuição no país e os destinos finais. “A gente tinha 14 destas estações no ano passado e temos 60 este ano para garantir uma entrega cada vez mais rápida”.

Com as estações, um caminhão com encomendas destinadas à cidade de São Paulo, por exemplo, transporta os itens do centro de distribuição da empresa em Cajamar (SP) para uma estação de entrega no bairro da Lapa, na zona oeste da capital. “Da Lapa, consigo entregar nas zonas Leste e Norte inteiras muito mais rápido, em vez de esperar que a transportadora ou nossa logística retirem as encomendas em Cajamar”, explica Mazini. Atualmente, a empresa oferece entregas em até um dia em 100 cidades brasileiras.

A Amazon também contratará temporários para o fim do ano, reforçando seus 10 mil colaboradores fixos. Mazini diz que serão “milhares”, mas prevê fechar o número na próxima semana. No ano passado, a subsidiária brasileira contratou 8 mil colaboradores temporários para a Black Friday e o Natal.

A inteligência artificial é outro reforço da empresa para as vendas deste fim de ano, em aplicações de aprendizado de máquina (“machine learning”) que analisam comportamento de compras, carrinho virtual e listas de desejos para refinar as ofertas ao consumidor.

“Melhoramos o nível de personalização ante o ano passado e estamos apostando muito nisso”, diz o executivo.

Já as aplicações de IA generativa anunciadas entre setembro e outubro pela matriz americana ainda não tem data para chegar por aqui. Entre os usos da IA no e-commerce da Amazon estão compilar as avaliações de clientes sobre cada produto à venda e facilitar o cadastro de produtos pelos vendedores parceiros na loja on-line.

A Amazon já vem se preparando desde maio para períodos promocionais como Prime Day, em julho, e a Mega Oferta Prime, em outubro. “Estes eventos já dão o ritmo tanto para preparar nosso time e a operação interna como para as marcas e vendedores parceiros trabalharem com a gente”, afirma o executivo.

A Amazon Brasil não revela resultados locais, mas o presidente da subsidiária diz que 2023 tem sido “um ano muito bom, com crescimento acima do imaginado para o período”. A previsão para a Black Friday é crescer acima das projeções do comércio eletrônico em geral.

O varejo on-line estima faturar R$ 7,1 bilhões com as promoções da Black Friday 2023 entre o dia 20 de novembro, início da semana promocional, e o dia 27, segunda-feira seguinte, que concentra promoções de eletroeletrônicos, conhecida como Cyber Monday. O volume representa um aumento de 17% na comparação com o mesmo intervalo de 2022, projeta a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).