Veículo: Terra - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 06/11/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

‘O Rei Leão’, estreias no cinema, musicais e rolê ao ar livre. Veja o que fazer no feriado em SP

O primeiro fim de semana de novembro é de feriado prolongado e a agenda cultural vem cheia de opções para quem quer curtir o tempo livre. Tem shows internacionais no GP Week, artistas brasileiros e como a banda brasileira de metal Angra e passeios ao ar livre.

Entre os musicais, O Rei LeãoElis – A MusicalNoel, Um Musical e Matilda estão em cartaz. No cinema, a estreia do vencedor da Mostra de Cinema de São Paulo, Afire e o brasileiro Mussum, O filmis. E para quem procura atividades ao ar livre, novembro tem tour guiado pelos parques Ibirapuera, Cantareira e Horto Florestal.

A banda brasileira de metal lança a turnê do álbum Cycles of Pain, do álbum que acaba de lançar. Entre as novas composições estão Vida Seca, que na gravação contou com a participação do músico Lenine, e Tide Of Changes – Part II, com vocais da cantora Vanessa Moreno.

Tokio Marine Hall. R. Bragança Paulista, 1.281, V. Cruzeiro

22h

Desengaiola

O grupo carioca, formado pelos músicos João Cavalcanti, Moyseis Marques, Alfredo Del-Penho e Pedro Miranda, apresenta músicas do álbum que leva o mesmo nome da formação e que foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Samba.

Sesc Santana. Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana

20h

French Latino

O grupo francês apresenta novas leituras de clássicos da música latina e de outros ritmos mundiais, como flamenco, jazz, boleros, molhos e cha cha cha. Entre as músicas selecionadas estão Bésame Mucho Quizás Quizás.

Teatro Gazeta. Av. Paulista, 900, Bela Vista

4/11 – SÁBADO

100 anos de Maria Callas e Victória de Los Angeles

O concerto homenageia duas das sopranos mais importantes do século 20. Com a Orquestra do Theatro São Pedro e participações da soprano Maria Gerk e do tenor Daniel Umbelino, sob regência do maestro Flávio Lago, a apresentação trará obras de Vincenzo Bellini e Jules Massenet.

Theatro São Pedro. R. Barra Funda, 171, Barra Funda

20h

Alceu Valença

O cantor e compositor, dono de clássicos da música brasileira, entre eles Anunciação Morena Tropicana, canta seus principais sucessos, além de versões exclusivas lançadas em seus últimos álbuns.

Tokio Marine Hall. R. Bragança Paulista, 1.281, V. Cruzeiro

22h

Ayrton Montarroyos

O cantor pernambucano faz a estreia de seu novo projeto, A Lira do Povo, cujo repertório parte dos arquétipos da cultura do homem brasileiro, ora sertanejo, ora urbano, praiano. Nessa concepção, foram selecionadas músicas como O Trenzinho do Caipira (Villa Lobos/Ferreira Gullar), A Mãe D’Água e a Menina (Dorival Caymmi) e Majestade O Sabiá (Roberta Miranda).

Sesc Santana. Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana

20h

GPWeek

O festival que antecede a etapa do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 terá entre as atrações de seu primeiro dia nomes como os cantores Hodari e Halsey e o rapper Machine Gun Kelly.

Allianz Parque. Av. Francisco Matarazzo, 1.705, Água Branca

14h

Miranda Kassin

A cantora faz o show I Love Amy, um tributo a Amy Winehouse. Entre as músicas selecionadas para a apresentação estão Back to BlackTears Dry On Their OwnMonkey Man e Valerie.

Sesc Ipiranga. R. Bom Pastor, 822, Ipiranga

20h

5/11 – DOMINGO

100 anos de Maria Callas e Victória de Los Angeles

O concerto homenageia duas das sopranos mais importantes do século 20. Com a Orquestra do Theatro São Pedro e participações da soprano Maria Gerk e do tenor Daniel Umbelino, sob regência do maestro Flávio Lago, a apresentação trará obras de Vincenzo Bellini e Jules Massenet.

Theatro São Pedro. R. Barra Funda, 171, Barra Funda

18h

Ayrton Montarroyos

O cantor pernambucano faz a estreia de seu novo projeto, A Lira do Povo, cujo repertório parte dos arquétipos da cultura do homem brasileiro, ora sertanejo, ora urbano, praiano. Nessa concepção, foram selecionadas músicas como O Trenzinho do Caipira (Villa Lobos/Ferreira Gullar), A Mãe D’Água e a Menina (Dorival Caymmi) e Majestade O Sabiá (Roberta Miranda).

Sesc Santana. Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana

18h

GPWeek

O festival que antecede a etapa do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 terá entre as atrações de seu segundo dia as rappers brasileiras Tasha e Tracie, a cantora Iza e o músicos americano Thundercat.

Allianz Parque. Av. Francisco Matarazzo, 1.705, Água Branca

14h

Musicais

Elis, A Musical

O musical escrito por Nelson Motta e Patrícia Andrade, dirigido por Dennis Carvalho, volta em cartaz para comemorar dez anos de estreia. A atriz Laila Garin, assim como ocorreu na primeira montagem, dá vida a uma das principais cantoras brasileiras e canta em cena músicas como Madalena e Upa, Neguinho. Completando o elenco estão nomes como Flávio Tolezani (Ronaldo Boscoli), Fernando Rubro (Jair Rodrigues) e Claudio Lins (Cesar Camargo Mariano).

Estreia 5/10

Teatro Sérgio Cardoso. R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista

5ª, 6ª e sáb., 20h30; dom., 16h. Até 5/11

Uma Linda Mulher

A montagem inédita na Brasil conta a clássica história que foi sucesso nos cinemas e na Broadway. No elenco estão nomes como Jarbas Homem de Mello, Thaís Piza, Andrezza Massei e César Mello. A direção artística é de Fred Hanson.

Teatro Santander. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041, V. Olímpia

5ª, 16h e 20h; 6ª , 20h; sáb. e dom., 16h e 20h. Até 17/12

Matilda

Com um elenco de 50 atores, o musical, derivado do romance do escritor britânico Roald Dahl, conta a história da a personagem-título, que, dentro de casa e na escola, passa por inúmeras situações de descaso e de disciplina rígida nas mãos de sua família perversa e de uma diretora opressiva. Diante disso, Matilda tenta mudar o mundo por meio da educação e da leitura. A direção geral é de John Stefaniuk.

Teatro Claro SP. Shopping Vila Olímpia. R. Olimpíadas, 360 ,V. Olímpia

4ª a 6ª, 20h; sáb. e dom., 15h e 20h. Até 23/12

Noel, Um Musical

O espetáculo, uma adaptação da peça escrita por Plínio Marcos, contra a trajetória de um dos mais importantes compositores da música popular brasileira. Tudo permeado por clássicos como Com que RoupaFita Amarela Último Desejo. A encenação é Marco Antonio Rodrigues

Estreia 2/11

Teatro do Célia. Av. São Gabriel, 144, Itaim Bibi

5ª a dom., diversos horários. Até 12/11

O Rei Leão

O musical criado por Julie Taymor, um dos maiores sucessos da Broadway, estreia nova temporada na cidade. A história do leão Simba, agora interpretado pelo ator Thales Cesar, trata de temas como raça e sucessão de poder. Nessa versão brasileira, as músicas originais foram adaptadas por Gilberto Gil.

Teatro Renault. Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista

4ª, 5ª e 6ª, 20h; sáb. e dom., 15h/20h

Teatro

Desobediência

Com texto inédito de Renata Mizrahi, o espetáculo narra trajetória do japonês Chiune Sugihara, um representante do consulado japonês na Lituânia, que, durante a Segunda Guerra Mundial, forneceu de forma não autorizada mais de 2 mil vistos para judeus refugiados da Polônia ao longo de 20 dias, desobedecendo às ordens do Japão. Isso fez com que ele salvasse cerca de 6 mil vidas do holocausto. A direção é de Regina Galdino.

Estreia 2/11

5ª, 6ª e sáb., 21h. dom., 19h. Até 5/11

Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca

Gratuito (retirar ingresso 1h antes).

G.A.L.A

Com texto, criação e direção de Gerald Thomas, a montagem traz a história de uma mulher, interpretada pela atriz Fabiana Gugli, que está num barco à beira do naufrágio, sozinha como a população do mundo pós pandemia, que duela com o autor-diretor dizendo que “Beckett não está mais lá”.

Sesc Belenzinho. R. Padre Adelino, 1.000, Belenzinho

6ª e sáb., 21h30; dom., 18h30. Até 8/10

A Megera Domada

A clássica comédia de William Shakespeare traz a histórias dos pretendentes da bela e doce Bianca. Porém, nessa versão dirigida por Isser Korik, os personagens têm sotaques que os diferem uns dos outros, mas, ao mesmo tempo, os aproximam do Brasil, como mineiros, gaúchos ou paulistas do tradicional bairro da Mooca.

Teatro Uol. Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, Higienópolis

Sáb., 22h; dom., 20h. Até 26/11

Otelo, o Outro

Com dramaturgia de Israel Neto, Joaci Pereira Furtado e Kenan Bernardes, a montagem é uma releitura do clássico Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespeare. A peça faz uma reflexão poética sobre a identidade do sujeito negro em diáspora, quando ele decide fazer um mergulho em si mesmo.

Estreia 2/11

Teatro Cacilda Becker. R. Tito, 295, Lapa

5ª e 6ª, 21h. Até 17/11

Gratuito (retirar 1h antes)

CINEMA

As principais estreias do mês

2/11

Mussum, o Filmis

Protagonizado por Ailton Graça e dirigido por Silvio Guindane, o longa percorre a vida e trajetória artística do músico, cantor e humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente conhecido por Mussum, um dos membros do quarteto Os Trapalhões.

Afire

3/11

Taylor Swift – The Eras Tour

O filme documenta três apresentações de Swift no SoFi Stadium, na Califórnia, durante os shows da turnê The Eras Tour, uma das mais emblemáticas da história do pop mundial. A estreia do filme antecede os shows que a cantora fará no País neste mês de novembro. A direção é de Sam Wrench.

EXPOSIÇÕES

Araetá – A Literatura dos Povos Originários

A mostra apresenta um recorte da produção literária de autoria indígena por meio de publicações de escritores e escritoras que representam mais de 50 povos de diferentes regiões. Além da literatura, a exposição destaca ilustrações, fotografias, artesanias e objetos artísticos. A curadoria é de Ademario Payaya´ e Selma Caetano.

Sesc Ipiranga. R. Bom Pastor, 822, Ipiranga

Terça a 6ª, 9h/21h30; sáb., 10h/21h30; dom. e fer., 10h/18h30. Até 17/3/24

Gratuito

Di Cavalcanti – 125 anos

A mostra que celebra um dos mais importantes pintores brasileiros traz 25 óleos sobre tela, 2 aquarelas, 1 grafite sobre papel e 1 guache, além de um conjunto com 16 gravuras. Um dos destaques é a obra Carnaval (foto) (1929/30), que na década de 1930 foi adquirida por um colecionador em Paris, onde permaneceu até o ano passado, quando retornou ao Brasil.

Farol Santander. R. João Brícola, 24, Centro

Terça a dom., 9h/20h. Até 7/1/2024

Ensaios para o Museu das Origens

A exposição, parceria do Itaú Cultural e o Instituto Tomie Ohtake, que ocorrerá simultaneamente nos dois espaços, parte da ideia do Museu das Origens, feita por Mario Pedrosa durante as mobilizações pela reconstrução do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro após um incêndio em 1978. Para ele, cinco museus deveriam ser reunidos em um só. A mostra abrigará mais de mil peças, divididas em cinco salas temáticas, que refletem, entre outros temas, aspectos da cultura, da política e da produção de memória.

Itaú Cultural. Av. Paulista, 149, Bela Vista

3ª a sáb., 11h/20h; dom. e fer., 11h/19h

Instituto Tomie Ohtake. R. Coropés,88, Pinheiros

Terça a dom., 11h/19h. Até 28/1/24

Gratuito

Festas, sambas e outros carnavais

A mostra promove diálogo entre as diversas manifestações de arte popular de 10 estados brasileiros, e as do bairro da Casa Verde, na zona norte de São Paulo, território de migrantes negros e tradicional reduto de escolas de samba da cidade. São oito salas que reúnem textos, seis filmes, um jogo interativo e série de imagens de cinco fotógrafos de diferentes gerações, com destaque para os cariocas Walter Firmo e Ratão Diniz.

Abertura 27/10

Sesc Casa Verde. Av. Casa Verde, 327, Casa Verde

Terça a 6ª, 10h/19h; sáb., dom. e fer., 10h às 18h. Até 18/2/24

Gratuito

Gibran Khalil Gibran

A mostra apresenta ampliações fotográficas de pinturas do pintor e romancista Gibran Khalil Gibran (1883-1941), autor do livro O Profeta. Completam a exposição imagens do vale sagrado de Kadisha, no Líbano, onde Gibran nasceu.

Teatro do Clube Atlético Monte Líbano. Av. República do Líbano, 2.267, Moema

Até 9/11

Gratuita

Histórias Indígenas

A mostra coletiva traz cerca de 285 obras de artistas indígenas de diferentes regiões do mundo, apresentando diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Região Nórdica. A curadoria é de Edson Kayapó, Kássia Borges Karajá e Renata Tupinambá.

Abertura, 20/10

Masp. Av. Paulista, 1.578, Bela Vista

Terça, 10h/20h; 4ª a dom., 10h/18h

Marta Minujín: Ao Vivo

A mostra reúne trabalhos icônicos da artista argentina recriados especialmente para as sete salas que ela ocupa na prédio da Pinacoteca. Grande nome da arte latino-americana, a exposição mostra mais de cem obras de Marta Minujín feitas entre 1963 e 2023. Entre elas está a Escultura de los deseos (Escultura dos desejos), de 2022, com 15 metros de altura. A peça foi um grande sucesso no Lollapalooza Argentino.

Pinacoteca. Pça. da Luz, 2, Luz

4ª a 2ª, 10h/18h. Até 28/1/24

Melissa Cody: céus tramados

A exposição reúne 26 obras têxteis da artista diné/navajo (povo indígena da América do Norte) produzidas a partir de um tradicional tear navajo. Em suas obras, Melissa Cody apresenta referências que vão das paisagens de seu território de origem no estado do Arizona, Estados Unidos, ao universo pop do videogame e da música.

Abertura, 20/10

Masp. Av. Paulista, 1.578, Bela Vista

Terça, 10h/20h; 4ª a dom., 10h/18h

Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou

A exposição reconstitui a cena cultural carioca, a partir do começo do século 20, na qual as comunidades afrodescendentes criaram o hoje chamado samba urbano. São 380 itens, entre documentos, gravações musicais, fotografias, matérias de jornais, filmes e obras de arte, que ajudam a contextualizar o conceito de Pequena África, termo cunhado pelo artista e compositor Heitor dos Prazeres para se referir à região da Zona Portuária do Rio de Janeiro, no começo do século 20.

IMS. Av. Paulista, 2.424, Consolação

Abertura 28/10

Terça a dom. e fer., 10h às 20h. Até 21/4/2024

Gratuito

Retratistas do Morro

Composta por fotografias que abrangem o período de 1960 a 1990, a mostra apresenta o trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes com o objetivo de contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural nacional e ampliar o entendimento sobre a história das imagens no Brasil, sobretudo das feitas em comunidades. A curadoria é do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha.

Sesc Pinheiros. Espaço Expositivo. R. Paes Leme, 195, Pinheiros

3ª a sáb., 10h30/21h; dom. e fer., 10h30/18h. Até 28/1/2024

Sub/Emerso

A mostra reúne 30 imagens clicadas por Bob Wolfenson e que foram recuperadas de uma enchente que alagou seu estúdio em fevereiro de 2020. São retratos de atores, cantores e escritores; fotos de editorial de moda; calendário com exuberantes modelos; e polaroides com imagens de desfiles e personalidades do universo da moda.

Abertura 6/10

Galeria Senac Lapa Scipião. R. Scipião, 67, Lapa

2ª a 6ª, 8h/ 21h. Até 5/12

Gratuito

Terror no cinema

A mostra passeia pela história do cinema de horror com referências a clássicos como Nosferatu (1922), Drácula (1931), A Noiva de Frankenstein (1935), Psicose (1960), O Exorcista (1973), Tubarão (1975), Alien, o oitavo passageiro (1979), O Iluminado (1980), Sexta Feira 13 (1980), O Silêncio dos Inocentes (1991), A Bruxa de Blair (1999) entre outros.

Museu da Imagem e do Som – MIS. Av. Europa, 158, Jd. Europa

Terça a 6ª, 10h/19h; sáb., 10h/20h; dom. e fer., 10h/18h

Toda Volta

A mostra coletiva reúne o trabalho de 23 artistas que elaboraram seus trabalhos a partir de movimento em comum: a busca rastros, fragmentos e memórias. Tudo isso traduzido a partir de elementos cotidianos condenados ao desaparecimento. A curadoria é de Carla Chaim e Nino Cais.

Babel. R. Estados Unidos, 2.205, Jd. América

2ª a 6ª, 10h/19h; sáb., 11h/17h. Até 25/11

Gratuito

Van Gogh Live 8k

A exposição imersiva traz mais de 250 obras do pintor projetadas com a resolução 8K em um mega espaço de 2800 metros quadrados. Além disso, há textos ilustrativos retirados de suas cartas originais – tudo embalado por uma trilha sonora também especialmente concebida para a exposição, com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd e Três na Bossa.

Lar Center. Av. Otto Baumgart, 500, V. Guilherme

2ª a sáb., 10h/22h; dom. e fer., 11h/21h. Até 30/11

PASSEIOS

Festival de Dia de Muertos e de Tacos Mexicanos

Para comemorar a data do evento mexicano, o festival terá apresentação de Mariachi, exposição de Altar dos Muertos, concurso de fantasias, ringue de luta livre e gastronomia mexicana com tacos, burritos, quesadillas, nachos, margaritas, entre outras atrações.

Memorial da América Latina. Portão 2. R. Tagipuru, 500, Barra Funda.

4 e 5/11

11h/21h

Gratuito (entrada)

3 Parques em 1 Dia

Realizado pela concessionária Urbia, o tour percorre os Parques Ibirapuera, Horto Florestal e Cantareira em um único dia. O passeio começa com o Ibiratour, um circuito guiado completo realizado com carrinhos elétricos no Ibirapuera, Em seguida, um o micro-ônibus leva o público aos demais parques, onde uma caminhada guiada destaca as belezas e as formações ambientais dos espaços.

Parque Ibirapuera. Portão 3. Av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana

4/11

8h30

28ª Festa do Imigrante

O evento terá mais de 100 atrações artísticas, gastronômicas e artesanato de 55 nacionalidades. Na área gastronômica, com 43 expositores no total, será possível saborear pratos típicos de 37 países, como Peru, Itália, Afeganistão, Japão, Índia, Alemanha, Síria, Dinamarca, entre outros. Também será possível adquirir produtos de empório desses países.

Museu da Imigração. R. Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca

De 17 a 20/11, 10h/18h

R$ 16/R$ 20

São Paulo Food Film Festival

O festival terá a exibição de mais de 30 filmes, entre clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, além exposição fotográfica, debates, aulas show e degustações de pratos inesquecíveis do cinema. Na programação, longas como Mulheres à beira de um ataque de nervos, de Pedro Almodóvar, e A Dama e o Vagabundo.

Cinemateca Brasileira. Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, V. Clementino

De 09 a 19 de novembro

Gratuito (sessões de cinema)