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Data: 01/11/2023

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Lucro do Carrefour (CRFB3) cai 60% no 3° tri com alimentos mais baratos e menos vendas

O Carrefour no Brasil registrou lucro líquido de R$ 132 milhões no terceiro trimestre, queda de 59% em relação ao reportado no ano anterior, com margem de 0,5%, ante 1,2% em 2022. O lucro líquido ajustado totalizou R$ 212 milhões, baixa anual de 17,4%.

No terceiro trimestre, a receita total do Carrefour Brasil alcançou R$ 26,9 bilhões, uma queda de 2,7% em relação ao reportado no mesmo período de 2022. A margem bruta consolidada subiu 0,2 ponto percentual, para 20,1%.

A varejista registrou um recuo de 3,3% nas vendas líquidas de julho a setembro sobre o ano anterior, atingindo R$ 25,5 bilhões. O resultado foi impactado pela deflação alimentar, que apresentou queda de 3% no trimestre e de 0,8% nos últimos 12 meses, e também pela pressão de volumes.

O volume bruto de mercadorias (GMV) do e-commerce atingiu R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre, o que representa alta de 49,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, com as vendas próprias de alimentos crescendo 116,7% em base anual.

O faturamento do Banco Carrefour, por sua vez, totalizou R$ 15,1 bilhões nos três meses encerrados em setembro, um crescimento de 13,1% ante o reportado no ano anterior, à medida que a companhia busca ampliar novos clientes em lojas recentemente convertidas.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado atingiu R$ 1,4 bilhão de julho a setembro, o que representa queda de 13,4% ante o mesmo resultado do ano anterior, com margem Ebitda ajustada caindo 0,7 pontos, para 5,7%. Excluindo-se as operações do BIG, o Ebitda ajustado alcançou R$ 1,5 bilhão, queda anual de 4%.

A dívida líquida encerrou setembro em R$ 11,6 bilhões, valor R$ 1,6 bilhão abaixo do reportado no mesmo intervalo de 2022. Incluindo arrendamento e recebíveis descontados, a dívida líquida somou R$ 18,1 bilhões.

A alavancagem da companhia (razão entre a dívida líquida e o Ebitda de 12 meses) ficou em 2,27 vezes, em linha com setembro de 2022.

Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.