Veículo: Valor Econômico - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 27/10/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Vendas brutas do Carrefour Brasil caem 3,9% no 3º tri, para R$ 28,2 bilhões

As vendas brutas do Carrefour Brasil no terceiro trimestre caíram 3,9% na comparação anual, para R$ 28,2 bilhões, segundo prévia não auditada divulgada nesta terça-feira (24). Na mesma base de comparação, o valor bruto de mercadorias (GMV) total subiu 49,8%, para R$ 2,5 bilhões.

No segmento Cash & Carry, as vendas brutas permaneceram estáveis em R$ 19,7 bilhões na comparação anual, sendo que R$ 17,7 bilhões vieram das lojas Atacadão e os R$ 2 bilhões restantes são resultados das lojas convertidas do antigo Grupo Big.

“O terceiro trimestre foi marcado pela contínua deflação de alimentos, especialmente em commodities, impactando tanto as vendas (como resultado de preços mais baixos) quanto os volumes, à medida que continuamos a ver clientes B2B desestocando, principalmente no início do trimestre, e comprando em padrões mais fracionados, resultando em menor ticket médio e maior número de tickets”, explicou o Carrefour.

 

Já no varejo, as vendas brutas somaram R$ 7 bilhões, uma queda anual de 15,3%. Segundo a companhia, além do impacto da deflação alimentar e pressão de volumes, o desempenho é resultado da redução de 17% na área de vendas, uma vez que 32 unidades de varejo em lojas Atacadão.

 

“Além disso, durante o trimestre tivemos impactos negativos nas vendas nas redes de supermercados Todo Dia, Nacional e Bom Preço, resultante da migração dos sistemas de TI de suas lojas da antiga plataforma do Grupo BIG para a do Carrefour”, comenta.

 

No caso do Sam’s Club, as vendas brutas chegaram a R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre, um crescimento de 9,3% no ano. Os clientes ativos do clube também apresentaram uma alta anual de 10,2%, impulsionado pela aquisição de clientes através do canal digital.

 

Sobre o Banco Carrefour, o faturamento totalizou R$ 15,1 bilhões no terceiro trimestre, uma alta de 13,1%, motivada pelo crescimento de 16,9% no faturamento do cartão Atacadão e de 6,8% no cartão Carrefour.

 

A carteira de crédito total chegou a R$ 22,5 bilhões, um avanço de 25,6% no ano. Para o Carrefour, esse resultado reflete a sua “capacidade de captar novos clientes em lojas recentemente convertidas, apesar de nossa abordagem de crédito mais conservadora quando comparada ao mercado num contexto macroeconômico ainda altamente volátil”.

 

No final de setembro, o grupo operava 1.190 lojas com área total de vendas de 3,3 milhões de metros quadrados. Para o quarto trimestre, o Carrefour planeja converter 5 lojas do Grupo Big em Sam’s Club e abrir mais 4 unidades da marca, sendo 3 delas em formato combo com lojas Atacadão e 1 em formato combo com a Hipermercado Carrefour.