Você vai comprar nesta Black Friday? A Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, realizou uma pesquisa, em parceria com o Instituto Locomotiva, que apresentou essa pergunta a 1.500 pessoas com mais de 18 anos, de todas as regiões e diferentes níveis entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Disseram-se dispostas a fazer compras 27% das pessoas, enquanto 42% estão muito dispostas – totalizando 69%, ou sete em cada dez consumidores.
A data comercial ganhou espaço ao longo dos últimos anos e já está consolidada nos hábitos dos brasileiros: 97% conhecem a Black Friday; destes, 74% declaram que já compraram em outras edições – este público tem uma propensão maior a comprar novamente este ano.
“O brasileiro aprendeu a garimpar oportunidades, e 43% já esperam pela data para adquirir produtos com preços mais atraentes”, informa Roberto Moron, vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina.
Entre as pessoas que já compraram nesta época em outros anos, a proporção é ainda maior, de 52%. O executivo destaca ainda que a primeira edição da “Carat Insights” no Brasil foi desenvolvida para delimitar não apenas o que os consumidores irão comprar, mas também para entender quais são os meios de pagamento preferidos e qual é o nível de maturidade do varejo brasileiro para oferecer as melhores experiências de compra em uma data tão representativa que ganha um “ar tropicalizado”.
Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday para os brasileiros acontece durante todo o mês de novembro. “Não temos aqui no país aquelas cenas que vemos em TVs americanas, com fila nas portas aguardando a abertura de lojas. O brasileiro vai anotando os valores, comparando os preços, comprando durante o mês em uma Black Friday mais “diluída”. Além disso, outro atributo que caracteriza o varejo brasileiro é o pagamento parcelado, que confere receita aos eletrodomésticos, ao setor farmacêutico e a demais segmentos específicos”, complementa Moron.
Omnicanalidade
A diferença no percentual indica que a experiência de compra é positiva, no geral. Do ponto de vista de cada empreendedor, os números representam um desafio para o varejo, que precisa integrar os meios presenciais e digitais para oferecer uma experiência única e enriquecedora.
Outra oportunidade apresentada pela data é a possibilidade de fidelizar novos clientes. Para tanto, não basta oferecer descontos: a experiência do consumidor precisa ser fluida. E não há outra forma de alcançar esse objetivo a não ser investindo na interação entre os diversos canais de compra, também conhecida como omnicanalidade.
A pesquisa “Carat Insights” coloca essa tendência em números. As buscas e compras são feitas online por 44% dos brasileiros; 30% procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso; e 10% pesquisam e compram em lojas físicas.
“É possível ir a uma loja, comprar o produto de uma prateleira infinita e esperar para receber em casa, ou comprar online e retirar o produto na loja ou diversas outras combinações. A tendência é que essa distinção seja cada vez mais imperceptível”, avalia Moron. “O varejo está cada vez mais evoluindo e conta com inteligência artificial e análise preditiva para que a oferta, o pagamento e o pós-venda sejam incorporados de maneira suave na nossa rotina.”
Plataforma Carat
A Fiserv participa ativamente do novo momento. Líder de soluções de pagamentos, com 8,5 bilhões de transações realizadas no último ano no país, para mais de 850 mil lojistas brasileiros, a empresa lançou recentemente no país a plataforma omnichannel Carat para integrar a gestão de vendas e meios de pagamento em uma única interface.
Com a capacidade atual para processar até um bilhão de transações omnichannel por ano, Carat é um ecossistema robusto, simples, seguro e escalável com um único ponto de entrada. Utiliza uma única interface de programação de aplicação (API, na sigla em inglês) para integrar meios de pagamento de última geração, permitindo ao varejista administrar as vendas realizadas por diferentes canais, com alta conversão de vendas, pagamentos com segurança e melhor experiência de compras.
De fato, inovar nos meios de pagamento é crucial para alcançar a maior quantidade possível de clientes. Como indica a “Carat Insights”, entre os interessados em consumir nesta Black Friday, 81% avaliam qual alternativa dá maiores descontos. E 73% aceitariam experimentar um meio que nunca utilizaram para obter um preço menor na compra de um produto.
Para 32% dos entrevistados, o processo de pagamento ainda observa uma prevalência nos meios tradicionais, incluindo cartão de crédito inserido na maquininha, dinheiro em espécie, débito automático e cheque. Por sua vez, 16% dizem usar apenas os meios inovadores, incluindo Pix, cartão por aproximação, cartão virtual e carteira digital.
Prevenção a fraudes e a nova cultura do consumidor
Num cenário em que os clientes estão mais exigentes e abertos a mudanças e exigem segurança contra fraudes e falhas na proteção de dados, a solução Carat viabiliza os pagamentos invisíveis, uma tendência que vem crescendo e que, para acontecer, não depende de ações específicas do cliente.
Além disso, integra, em uma única plataforma, soluções de multiadquirência, prevenção a fraude, análise de dados e gestão financeira. A segurança é uma demanda importante: de acordo com um estudo global da Juniper Research, o e-commerce pode registrar um prejuízo de até US$ 20 bilhões em 2021 por conta de fraudes, superando os US$ 17,5 bilhões de 2020.
“O pagamento já é invisível, sem contato ou sem fricção, e estamos acompanhando a evolução de toda a cadeia com novas tecnologias”, relata o vice-presidente de Inovação da Fiserv para América Latina. “Com mais tecnologia, existe um fator importante para os dois lados – de quem vende e quem compra: prevenir-se contra fraudes. Com essa evolução da cultura e de novas tecnologias, precisamos todos estar preparados.”