Veículo: Observatório do Terceiro Setor - Online
Clique aqui para ler a notícia na fonte
Região:
Estado:
Alcance:

Data: 04/10/2023

Editoria: Sem categoria
Assuntos:

Outubro Rosa: conheça ONGs que atuam no combate ao câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês de mobilização da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, doença que afeta 61 a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O mês de outubro, apelidado como Outubro Rosa, representa a campanha de conscientização acerca do câncer de mama, doença que afeta 61 a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

O câncer de mama é conhecido como o segundo tumor mais comum entre as mulheres, chegando a mais de 70 mil casos de novos diagnósticos anualmente, segundo dados liberados pelo INCA em junho de 2023 . A doença é normalmente encontrada em mulheres acima de 35 anos, e quando diagnosticada nos primeiros estágios do tumor, tem altas chances de cura e recuperação.

A campanha Outubro Rosa é marcada por ações e eventos que visam aumentar o diagnóstico precoce da doença. O intuito do projeto é diminuir os riscos do tumor e aumentar a conscientização sobre os riscos do câncer de mama e a importância da mamografia rotineira.

Por mais que os números de casos sejam assustadores, a chance de recuperação da doença chega em 95% dos pacientes caso o diagnóstico seja precoce. O câncer de mama tem seu diagnóstico descoberto por meio da mamografia, o raio-x das mamas. Os médicos orientam que mulheres acima de 50 anos realizem o exame uma vez a cada dois anos, e as demais, caso haja necessidade ou tenham suspeita de síndromes hereditárias.

Para o Outubro Rosa 2023, a ONG Américas Amigas organiza uma ação em mais de 11 cidade de São Paulo, promovendo mais de 4.400 mamografias gratuitas. O projeto é destinado à mulheres acima de 40 anos, dependentes do SUS e que não realizam o exame há mais de um ano.

O Américas Amigas surgiu em 2009 com o intuito de diminuir a letalidade do câncer de mama em mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A organização prevê o aumento de informação e acesso ao diagnóstico da doença. A campanha da ONG para o Outubro Rosa 2023, também promove ações de conscientização a respeito da doença.

O projeto tem duração de mais de dois meses, começando no dia 29 de novembro e se encerrando no dia 9 de dezembro. A Unidade Móvel Mulheres Amigas, será responsável por realizar os exames nas cidades da Grande São Paulo, e é possível realizar o cadastro para os exames pelo site da ONG.

A ONG Rosa Mulher, funciona como grupo de apoio para todas as mulheres vítimas de câncer de mama. Além de promover suporte psicológico às pacientes, o grupo entrega perucas para mulheres em tratamento de quimioterapia ou com alopecia, prótese externa mamária, kit pós cirúrgico, cursos de artesanato, consultas com fisioterapeutas e nutricionistas e mais ações acerca do câncer de mama.

O Rosa Mulher está promovendo neste mês, a 8ª caminhada pela vida, que acontecerá no dia 29 de outubro na cidade de São Mateus, município que se encontra do lado de São Paulo. O evento terá a venda de kits de caminhada, que custam 50 reais e terão seu lucro destinado ao apoio às pacientes que buscam amparo na ONG.

No Rio de Janeiro, o Instituto Nosso Papo Rosa oferecerá uma roda de conversa para esclarecer e desmentir mitos acerca da doença que afeta milhares de mulheres mensalmente. O evento acontecerá no dia 28 de outubro e tem vagas limitadas, porém você pode se inscrever no evento por meio do número de telefone que o projeto disponibiliza nas redes sociais.

O Nosso Papo Rosa disponibiliza vagas para rodas de conversas sobre o câncer de mama com especialistas que acontecem durante todo o ano, não sendo um evento que acontece isoladamente no mês de conscientização da doença, o Outubro Rosa.

Diversas marcas e empresas ao redor do mundo também disponibilizam trabalhos e eventos com pautas referentes ao câncer de mama durante o mês de outubro, que começou nesse último domingo.