Bahia deve registrar 38.840 novos casos de câncer ao longo do ano de 2023. O tipo de câncer com a maior incidência no estado deverá ser o de pele não melanoma, com uma previsão de 10.530 casos.
Em seguida, aparecem o câncer de próstata, com um total de 6.510 casos estimados para o ano de 2023, e o câncer de mama feminino, com 4.230 casos previstos. Esses são dados de um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).
“O câncer pode ser bastante silencioso, sem nenhum indício aparente, por isso, manter a realização de exames preventivos é imprescindível”, conta a Dra. Anna Paola Noya Gatto, referência em mastologia no país.
Na luta em combate ao câncer, a Clínica da Mulher, em Salvador, está com uma iniciativa, durante o mês d eoutubro, que dá suporte para prevenir a doença em Salvador, através do projeto Eu Amo Viver. “O câncer está se tornando a principal causa de morte por doenças em todo o mundo”, alerta a doutora Anna. Mas tudo isto pode ser evitado.
A médica, que é pioneira em Campanhas de Diagnóstico Precoce desde 1992 explica que, por meio da iniciativa, as mulheres terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de detecção do câncer de mama, além de realizarem exames como ultrassonografias mamárias e outros de relevância, sempre acompanhadas por uma equipe especializada.