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Data: 01/09/2023

Editoria: Sem categoria
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Zara e McDonald’s apostam em sustentabilidade; entenda a ressignificação do fast

O McDonald’s acaba de inaugurar unidade em São Paulo focada em sustentabilidade. Quais são os diferenciais do lugar? A unidade tem uma estrutura feita de madeira e materiais reciclados, reúne soluções como composteira para auxílio na gestão de resíduos orgânicos e frota elétrica para abastecimento.

Do fast food ao fast fashion, a Zara também inaugurou sua nova flagship de 2 mil metros quadrados no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, trazendo princípios de sustentabilidade e de inovação.

Mais do que conceito, elas trazem um alerta ao varejo: o retorno às lojas físicas faz sentido quando conectada com tendências que chamam atenção do consumidor — experiências inovadoras e sustentáveis, sem deixar beleza de lado.

MCDONALD’S ALÉM DA ESTRUTURA FÍSICA
Mas não basta ser sustentável na estrutura e não trazer esse diferencial para dentro da operação. Primeiro, o restaurante integra um programa em parceria com a startup social Comida Invisível, de redução de desperdício nas cozinhas do McDonald’s.

A empresa também tem trabalhado com ações de rastreabilidade do gado e produção da carne. Neste ano, ela alcançou 99,92% de fornecedores em conformidade com sua Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento.

Em nota, Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, diz que “esse restaurante tangibiliza e comunica a visão que conduz o nosso negócio e nossa estratégia ESG, Receita do Futuro. Nele, aplicamos tudo o que desenvolvemos nos últimos anos e agregamos inovações sustentáveis que serão referência para nós, para o setor e para os consumidores daqui adiante.”

ZARA APOSTA EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
A nova flagship oferece:

provadores digitais com contagem automática da quantidade de peças,
indicação de cabine livre para uso,
caixas específicos para o recebimento de devoluções,
e caixas de autoatendimento.
Entre as medidas sustentáveis, para reduzir o impacto ambiental da flaghsip, destacam-se os sistemas eficientes de refrigeração, iluminação LED e uso de materiais mais sustentáveis. Além disso, toda a madeira usada na loja, assim como produtos de papel, sacolas e etiquetas, possuem certificações florestais internacionalmente reconhecidas.

Para fazer a melhor gestão desses recursos, a marca desenvolveu internamente um manual de loja ecoeficiente, que define os padrões de design, construção e gestão para reduzir seu consumo energético e de água.

MULTICANALIDADE NA ZARA
Na loja, por meio do App da Zara, é possível ativar outros serviços, como identificação do local em que uma determinada peça está exposta na loja; consulta sobre a disponibilidade de um produto; realização da compra online para retirada na própria loja em até duas horas; além da reserva de um provador com horário marcado.

POR QUE IMPORTA?
56% dos consumidores ouvidos pela The ESG agenda for retail and consumer businesses, da KPMG, dizem que as práticas ambientais e sociais de uma empresa impactam sua escolha na hora de comprar.

Neste relatório, eles destacam 4 principais tendências de consumo e varejo que precisam ser priorizadas para impulsionar o sucesso sustentável:

analisar modelos de negócios e parcerias;
repensar o custo de fazer negócios;
articular claramente o propósito;
e alterar o comportamento do cliente.
Estas mudanças surgem em um momento em que o varejo vive um momento histórico, somando um faturamento de mais de um trilhão de reais em 2022, mesmo em meio a períodos turbulentos com nomes como Americanas e Tok&Stok. Sinal de que vale se adaptar quanto antes, hein?